Novo candidato à Ordem dos Médicos propõe-se a rever valor das quotas

ORDEM DOS MEDICOSO terceiro candidato ao lugar de bastonário da Ordem do Médicos (OM), Jaime Teixeira Mendes, defendeu quinta-feira a realização de uma auditoria externa às contas da Ordem e a revisão das quotas, avança a agência Lusa.

“Uma das primeiras coisas que farei se for eleito é uma auditoria externa e independente das contas da Ordem e a revisão das quotizações. As quotas têm vindo a aumentar todos os anos e não vemos benefícios”, disse hoje à Lusa Jaime Teixeira Mendes, cuja candidatura foi apresentada oficialmente quinta-feira, em Lisboa.

O médico decidiu candidatar-se por “não estar de acordo com a actual direcção da Ordem”, presidida por Pedro Nunes.

“Desde que lá está o bastonário Pedro Nunes – há dois mandatos – todos os problemas que dizem respeito à Ordem têm vindo a degradar-se”, afirmou.

Jaime Teixeira Mendes esperou que se apresentassem outros candidatos antes de decidir entrar na corrida pelo lugar.

“Os outros dois candidatos – José Manuel Silva e Isabel Caixeiro – são elementos do conselho nacional executivo actual. É a continuação da política de Pedro Nunes”, justificou.

O médico é apoiado pelo Movimento Alternativo à Ordem dos Médicos, que existe há cerca de quatro anos, e que durante esse tempo “tem reflectido sobre os problemas que afectam os médicos e a Saúde em Portugal”.

Rever os estatutos da Ordem, “que estão obsoletos e ultrapassados”, é outra das propostas de Jaime Teixeira Mendes, cuja candidatura assenta em seis pontos programáticos base.

“A defesa da qualidade da Medicina, a continuação da defesa das carreiras médicas na perspectiva técnico-científica, a defesa em progresso do Serviço Nacional de Saúde Constitucional, a promoção social e cultural dos médicos, a reorganização democrática da Ordem e a defesa dos interesses dos jovens médicos” regem a candidatura de Teixeira Mendes.

“Queremos chamar a nós os jovens médicos, que estão muito afastados. Nas últimas eleições, na segunda volta, a abstenção foi superior a 50 por cento. Vamos tentar que isso não volte a acontecer”, defendeu.

Além de Jaime Teixeira Mendes, concorrem ao lugar de bastonário da Ordem dos Médicos o actual presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, e a actual presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, Isabel Caixeiro.