Mural de 70 metros homenageia insuficientes renais crónicos portugueses

O muro lateral com cerca de 70 metros da clínica de hemodiálise da NephroCare Lumiar em Lisboa, na Rua José da Costa Pedreira, acaba de ganhar uma nova vida repleta de cor, através de uma intervenção urbana levada a cabo pelos artistas portugueses Diogo Machado e Eime Daniel. Um tributo da Fresenius à cidade de Lisboa e a todos os insuficientes renais crónicos portugueses no ano em que a companhia assinala 20 anos em Portugal.

No âmbito das comemorações do seu vigésimo aniversário em Portugal, a Fresenius Medical Care Portugal, empresa líder de mercado em produtos e serviços para o tratamento da insuficiência renal crónica, acaba de apresentar um inédito projecto de arte urbana. Em pleno centro do Lumiar, Lisboa, é agora possível encontrar um mural com cerca de 70 metros em homenagem a todos os insuficientes renais crónicos portugueses. O mural foi criado e pintado perto da sede da empresa e de uma das suas unidades de diálise por Diogo Machado e Eime Daniel, uma dupla de artistas de arte urbana da ADD FUEL.

Para Ricardo Da Silva, CEO da Fresenius em Portugal “esta iniciativa assinalou o nosso 20º aniversário de presença directa em Portugal, vinte anos dedicados a cuidar dos insuficientes renais. Integrando este projecto, tivemos o propósito de homenagear aqueles que tratamos diariamente”

A obra agora inaugurada contou com o apoio da GAU – Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa que, tendo por base a sua mais valia significativa para a comunidade local, desde cedo apoiou a concretização deste inédito projecto artístico. A GAU deixou-nos o seu testemunho: “Recorrendo à sua exímia técnica de stencil, a dupla de street artists Add Fuel e Eime realizaram esta vasta intervenção no seu habitual discurso estético que conjuga figuração e padrões azulejares, que associa património histórico e a contemporaneidade das peças de arte urbana patentes nas ruas de Lisboa. No seu conjunto, consideramos constituir um importante trabalho relevante para a revitalização artística daquela zona da cidade. E esta efectiva melhoria do espaço público resultou da iniciativa de uma entidade privada capaz não só de encontrar na arte urbana o meio de dinamizar a sua própria imagem, como também de oferecer a Lisboa esta relevante criação”.

Os autores do projecto utilizaram a azulejaria para fazer a ponte entre a arte urbana e a tradição portuguesa, uma ligação entre o antigo e o contemporâneo, reforçando orgulhosamente e em termos gráficos a afirmação da Fresenius “Estamos em Portugal”.

O mural representa, da esquerda para a direita, o paciente durante o tratamento de diálise, no conforto que a clínica proporciona. A segunda imagem, duas mãos com os dedos entrelaçados simbolizam a humanidade e confiança, e a terceira imagem, um casal de idosos cúmplices, próximos e unidos representam a importância do apoio constante que deve ser dado a todos os doentes.

“Procurámos transmitir um dinamismo que acreditamos não passar despercebido e que vai chamar a atenção do transeunte para este mural, uma peça de arte urbana “nossa” – portuguesa, que inspira confiança e que transmite o espírito positivo e inovador da Fresenius Medical Care”, refere Diogo Machado da ADD FUEL.

Fonte: comunicado de imprensa