João Lobo Antunes nas jornadas da associação de doentes com artrite reumatóide

11/04/2012 - 08:49

O neurocirurgião João Lobo Antunes e os deputados Ana Jorge, Manuel Pizarro e Óscar Gaspar contam-se entre os participantes das XII jornadas da Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide, a realizar esta quarta-feira, em Lisboa, avança a agência Lusa.

 

O encontro conta ainda com a participação da presidente da comissão parlamentar de Saúde, Maria Antónia Almeida Santos, e Clara Carneiro, em representação do presidente da República.

 

“A narrativa da doença” é o tema da palestra a proferir por João Lobo Antunes na iniciativa, que contará ainda com debates subordinados aos temas “O impacto dos novos tratamentos na artrite reumatóide” e “Abordagem multidisciplinar na artrite reumatóide” a realizar por especialistas em reumatologia.

 

A artrite reumatóide é uma doença inflamatória crónica, de causa desconhecida, que afecta mais de 40.000 portugueses, com maior incidência no sexo feminino.

 

Afecta sobretudo as articulações, causando dor nas mãos, punhos, cotovelos, joelhos e pés.

 

De acordo com dados preliminares de um estudo epidemiológico da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, a decorrer até 2013 em indivíduos da região de Lisboa, a doença afecta cerca de 50.000 portugueses, dos quais 82 por cento são mulheres.

 

Por ocasião do Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatóide, que se assinalou na quinta-feira, o presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), Luís Maurício, chamou a atenção para a necessidade do diagnóstico precoce da doença já que existem tratamentos biológicos que permitem a remissão da artrite num terço dos casos.

 

Na altura, o presidente da SPR alertou para a necessidade de o Estado adoptar gratuitamente o Registo Nacional de Doentes Reumáticos para acompanhar e regular a prescrição de terapêuticas biológicas aos doentes.

Partners
Developed by