Alimta® da Eli Lilly falha em fase final de ensaio no cancro do pulmão

07/09/2012 - 09:57

Ao não conseguir cumprir o seu objectivo principal de melhorar a sobrevida global quando combinado com Avastin®

A Eli Lilly anunciou na quinta-feira que num ensaio de Fase III do Alimta® (pemetrexed) em doentes com cancro do pulmão de não-pequenas células (CPNPC) e células não-escamosas não conseguiu cumprir o seu objectivo principal de melhorar a sobrevida global quando combinado com Avastin® (bevacizumab) da Roche, avança o site FirstWord.

 

Allen S. Melemed, director médico sénior de oncologia da farmacêutica, referiu que "os resultados da Fase II com esta combinação foram promissores e nós esperávamos demonstrar uma melhora na sobrevida para os doentes com CPNPC não-escamosas, por isso estamos desapontados com os resultados deste estudo".

 

O ensaio POINTBREAK seleccionou aleatoriamente 939 doentes não tratados previamente NSCLC não-escamosas em estágio IIIB/IV para receber Alimta® em combinação com carboplatina e Avastin® ou paclitaxel combinado com carboplatina e Avastin®. Os regimes foram administrados a cada três semanas durante quatro ciclos, após o qual os pacientes cuja doença não progrediu continuaram o tratamento com Alimta® mais Avastin®, se tinham recebido o agente da Eli Lilly inicialmente, ou o fármaco da Roche isoladamente, se tivessem tomado paclitaxel na primeira fase do ensaio.

 

Os resultados mostraram que a sobrevida global mediana para doentes que tomaram Alimta® foi de 12,6 meses, em comparação a 13,4 meses para aqueles que tomaram paclitaxel. No entanto, os dados indicaram que os doentes que tomaram o medicamento da Eli Lilly tiveram uma melhora significativa na sobrevida livre de progressão (PFS) de 6 meses, contra 5,6 meses para aqueles a receber paclitaxel, atingindo um dos objectivos secundários do teste. Melemed sublinhou que, embora o estudo "tenha mostrado uma melhora na sobrevida livre de progressão... Isso não se traduz numa vantagem de sobrevivência em geral".

 

Leia a notícia completa aqui.

Partners
Developed by