Apifarma contra acção dos hospitais do Norte

14/03/2012 - 14:13

 

A Apifarma estará esta quarta-feira na Comissão Parlamentar de Saúde para discutir com os deputados os problemas das empresas da indústria farmacêutica. O pedido de audição partiu da própria Apifarma e o ponto principal da agenda é a "aquisição de medicamentos por hospitais da ARS Norte", avança o Diário Económico.

 

A 15 de Fevereiro, o DE noticiou que os 16 hospitais do Norte se juntaram para comprar medicamentos em conjunto. Uma ideia que não agradou à Apifarma. "A escolha de cada um desses medicamentos foi validada pela Ordem dos Médicos? A definição das ‘guidelines' seguiu normas internacionais já consensualizadas? Que mecanismos garantem que as escolhas terapêuticas feitas são as mais correctas?", questionou na altura a associação liderada por João Almeida Lopes.

 

A expectativa dos deputados da Comissão de Saúde é que seja ainda abordada a questão das dívidas e a consequente suspensão de fornecimentos aos hospitais. Depois de a Roche ter anunciado que só fornece medicamentos a pronto pagamento a 23 hospitais do SNS, têm vindo a ser noticiadas outras quebras no fornecimento de material clínico.

 

A Apifarma pediu ainda para ser ouvida pelos grupos parlamentares. A reunião com o Partido Socialista está marcada para quinta-feira.
 

Partners
Developed by