Concurso público para construção das instalações do I3S foi hoje lançado

19/03/2012 - 13:50

O anúncio do concurso público para a construção das instalações do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), da Universidade do Porto, foi hoje publicado em Diário da República com um valor base de 13,5 milhões de euros, avança a agência Lusa.


As propostas deverão ser apresentadas até final de Abril e o prazo de construção é de 24 meses, após a adjudicação da obra.


O edifício-sede e de laboratórios do I3S, que vai agregar o IPATIMUP, INEB e IBMC, deverá estar concluído em 2014.


De acordo com a Universidade do Porto, o investimento total ronda os 21,5 milhões de euros, 13,5 milhões de euros para a construção do edifício e cerca de oito milhões de euros para equipamento.


Lançado em 2008, o I3S irá congregar mais de 600 investigadores, transformando-se no “maior centro de investigação e inovação em saúde de Portugal”, salienta a U.Porto.


Este consórcio é constituído por “três das mais reconhecidas e produtivas instituições nacionais de investigação biomédica”, os institutos de Biologia Molecular e Celular (IBMC), de Engenharia Biomédica (INEB) e de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).


O projecto do novo “super-centro” de investigação contempla a construção de um edifício de 14 mil metros quadrados, inteiramente dedicado a laboratórios e serviços de investigação.


Este edifício será ligado ao actual do IPATIMUP, no pólo da Asprela, que será reconvertido para salas de aulas de mestrado e doutoramento, auditórios e serviços administrativos do I3S.


A empreitada será comparticipada em 17 milhões de euros por fundos comunitários, através do Programa Operacional do Norte (ON.2).

Partners
Developed by