Tratamento para a infertilidade masculina aumenta contagem de espermatozóides

09/04/2009 - 09:05

Um estudo egípcio revelou que uma terapia que combina uma hormona e um antioxidante parece melhorar a contagem e mobilidade dos espermatozóides em homens inférteis, noticia o site Farmacia.com.pt
 
Este estudo, publicado na Fertility and Sterility, incluiu 60 homens elegíveis para tratamento da infertilidade. Os participantes receberam aleatoriamente o tratamento de combinação de citrato de clomifeno mais vitamina E ou placebo durante seis meses.
 
No final do estudo, a taxa de gravidez das parceiras era de cerca de 37% entre os homens que receberam a terapia de combinação, em comparação com os 13% dos que receberam placebo.
 
Os investigadores da Universidade do Cairo revelaram que os homens que receberam o tratamento de combinação também apresentaram um maior aumento da concentração de esperma e uma melhoria na progressão dos espermatozóides.
 
O citrato de clomifeno, comercializado em Portugal como Dufine®, é um fármaco anti-estrogénio utilizado no tratamento da infertilidade feminina, mas por vezes usado para aumentar a produção de esperma em homens com baixa contagem de espermatozóides e pouca mobilidade dos espermatozóides. A vitamina E ajuda a contrariar o stress oxidativo, que está associado a danos no ADN do esperma e a uma reduzida mobilidade dos espermatozóides.
 
O Dr. R. Dale McClure, presidente da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, referiu que os resultados deste estudo são encorajadores para os doentes masculinos e seus respectivos médicos.
 
Contudo, é necessária mais investigação para determinar como os componentes da terapia de combinação afectam os diferentes parâmetros seminais observados e as vantagens de utilizar estes fármacos isoladamente ou em combinação com outros medicamentos não utilizados neste estudo.         

Partners
Developed by